Min-Pin Kennel
Criador amador de Pinscher Miniatura

Click here to edit subtitle

História do Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura (outros nomes: Zwergpinscher (DE), Miniature Pinscher (EN), Min Pin (EN))


História
O Pinscher Miniatura é uma raça alemã originalmente utilizada para caçar ratos e outros pequenos roedores e que hoje é sobretudo utilizada como companhia.

Ao contrário do que se pensa, a raça não é uma versão miniaturada do Doberman. Esta teoria surgiu nos Estados Unidos da América e, ancorada na semelhança entre as duas raças, foi ganhando cada vez mais adeptos. De facto, nesse país, o Doberman foi introduzido mais cedo do que o Pinscher Miniatura, mas na verdade, o Pinscher Miniatura surgiu décadas antes do Doberman. O Doberman foi criado por volta dos anos oitenta do século XIX, enquanto que os primeiros registos fidedignos do Pinscher Miniatura datam do início desse mesmo século. Outras teorias vão ainda mais longe ao sustentarem que a raça foi representada em pinturas dos séculos anteriores.

Quando a ascendência do Pinscher Miniatura foi mais aprofundada, descobriu-se então que a raça descende de vários terriers existentes na Alemanha, incluindo o German Pinscher. Outras raças podem ter sido introduzidas no sangue do Pinscher Miniatura, tais como o Galguinho Italiano ou o Baixote.

O Pinscher Miniatura foi desde sempre uma raça popular, mesmo quando ainda não estava oficialmente reconhecida por nenhum dos grandes clubes de raças. Em 1925, quando o estalão foi elaborado, havia já mais de 1300 registos da raça. Depois da I Guerra Mundial, a raça sofreu um revés em termos de popularidade na sua Terra Natal, mas ao mesmo tempo, os Estados Unidos da América renderam-se ao Pinscher Miniatura, assegurando assim o seu lugar como o rei das raças de companhia.


Temperamento

O Pinscher Miniatura é um cão alegre, confiante e irrequieto.

Tende a desafiar outros cães, ignorando a sua pequena estatura. Pode dar-se bem com outros animais, desde que tenha tido uma educação e socialização adequadas. Algo teimoso, necessita de um dono firme.

Convive bem com crianças bem comportadas, mas não tolera abusos, por isso deve ser sempre vigiado com os mais pequenos.

Curioso e atento, é um bom cão de alerta que não hesita em fazer-se ouvir quando estranhos se aproximam. Por vezes os seus alertas podem resultar em queixas dos vizinhos.

Saúde e Higiene
O Pinscher Miniatura é uma raça saudável. Algumas preocupações médicas comuns são o síndrome de Legg-Calvé-Perthes, problemas visuais, hipotiroidismo, problemas cardíacos, entre outros. Também tem tendência para desenvolver dupla dentiçao, por isso estejam atentos à muda de dentição.

Devido ao curto tamanho do pêlo, a manutenção da pelagem é fácil, sendo necessárias apenas escovagens regulares para retirar os pêlos soltos. O banho deve ser evitado, uma vez que remove a oleosidade natural e protectora da pele.

Pinscher Cavalinho e 0/1/2

A designação "Pinscher Cavalinho" tem ganho cada vez mais popularidade, mas a verdade é que a raça Pinscher Cavalinho não existe. O Pinscher Miniatura pode ter dois padrões: castanho ou preto com manchas afogueadas ou avermelhadas. É a este último padrão que muitas vezes se dá erradamente a designação Pinscher Cavalino. Oficialmente, o termo Pinscher Cavalinho não é reconhecido e por isso nenhum animal pode estar registado como tal no LOP.

Assim, a raça Pinscher Cavalinho não existe. Tenha muito cuidado quando se depara com anúncios de venda de Pinschers Cavalinho. Os criadores sérios sabem que a designação oficial da raça é Pinscher Miniatura, pois têm de os registar como tal para certificarem que a ninhada é pura, e nunca lhe dirão que o Pinscher Cavalinho é uma raça diferente do Pinscher Miniatura. Da mesma forma que um criador de cães de raça Retriever do Labrador não lhe dirá que o Labrador amarelo e o chocolate são de raças diferentes.

A referencia a tamanho 0/1/2 relativamente aos Pinscher Miniatura, é da mesma forma errada. Pois apenas existem Pinscher Alemão e Pinscher Miniatura sendo estas as únicas duas raças reconhecidas pelo CPC. Como é possivel verificar, o Pinscher Miniatura deve ter cerca de 4kgs, sendo o peso poderá variar dentro da mesma ninhada nunca deve ser muito abaixo ou muito acima. Logo será extremamente dificil encontrar um Pinscher Miniatura com 1.8kg. Esses cães são conseguidos através de cruzamentos com outras raças, de forma a diminuir o tamanho. Não sendo considerados Pinscher Miniatura.

Adaptado de http://arcadenoe.sapo.pt/raca/pinscher_miniatura/297